Arquivo de agosto 15America/Sao_Paulo 2023

Falta de energia impacta fornecimento de água em Barcarena

Postado por editor@paintbox.com.br em 15/ago/2023 - Sem Comentários

A Águas de São Francisco informa que o abastecimento de água em Barcarena foi impactado pela falta de energia ocorrida na manhã desta terça-feira (15). Os sistemas hidráulicos de distribuição de água da cidade foram desligados e só podem retornar à operação após a energia elétrica ser restabelecida. Com isso, algumas regiões da cidade podem apresentar oscilações no serviço. A previsão é que, após a energia ser restabelecida, o serviço de água na cidade entre em normalização gradativa e seja completamente recuperado em até 24 horas.

Pioneiros: jovens estudantes selecionados iniciam ‘imersão’ em projeto da Águas de São Francisco

Postado por editor@paintbox.com.br em 10/ago/2023 - Sem Comentários

Trinta jovens participam da quarta edição do projeto.

A quarta edição do projeto Pioneiros da Aegea, grupo do qual faz parte a Águas de São Francisco, iniciou as novas turmas nesta semana. Ao longo dos próximos meses, os 30 estudantes selecionados de escolas públicas de Barcarena, poderão conhecer todos os setores da concessionária e desenvolver projetos de saneamento básico voltados para as realidades dos locais onde vivem.

O pontapé neste ano foi uma palestra transmitida para todas as unidades Aegea que participam do projeto. Os jovens foram apresentados à estrutura organizacional tanto do grupo quanto da concessionária, em Barcarena.

Durante o treinamento no Pioneiros, os participantes irão receber toda estrutura para desenvolver os conhecimentos adquiridos. Além de conhecer os setores da empresa, eles terão acesso liberado aos cursos da plataforma Academia Aegea, que é utilizada para capacitar os próprios colaboradores. Os alunos também participam de visitas às Estações de Tratamento de água e de esgoto.

 “Este é um momento de muita alegria para todos nós da concessionária, pois compartilhar nossos conhecimentos com estes jovens é oferecer a eles oportunidades de crescimento pessoal. Nesta semana tivemos este primeiro contato de muitos que ainda vamos ter durante a execução do Pioneiros. O intuito é contribuir para o desenvolvimento do saneamento de Barcarena”, ressalta Semy Ferraz, gerente de Responsabilidade Social da Águas de São Francisco.

“Portas Abertas” oferece visita guiada a estações de tratamento de esgoto e água em Barcarena

Postado por editor@paintbox.com.br em 04/ago/2023 - Sem Comentários

Programação de visitas ocorre às quartas-feiras e o agendamento pode ser feito por e-mail.

Você tem curiosidade sobre como são realizados os tratamentos de água e esgoto em Barcarena? A Águas de São Francisco está de “Portas Abertas” para receber grupos de estudantes, instituições, empresas e até mesmo de comunitários para visitas guiadas nas estações que atendem a cidade. A idade mínima para participar é de 12 anos.

Durante as visitas é oferecida a oportunidade de o visitante conhecer todas as etapas envolvidas nos processos de tratamento tanto da água, em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), quanto de esgoto, em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).   

O agendamento pode ser feito com dois dias de antecedência pelo email responsabilidadesocial@aguasdesaofrancisco.com.br. As visitas são gratuitas e comportam, por vez, grupos de até 20 pessoas. A programação ocorre às quartas-feiras, das 9h às 12h, e das 15h às 17h, de acordo com a disponibilidade nas estações de água e esgoto. 

Roteiro 

Na ETA Cabanos, localizada na sede da concessionária, os visitantes conhecem desde a área de captação, passando por todo processo de tratamento que vai da aeração, passando pela pré-alcalinização, floculação, filtração até a desinfecção, que torna a água própria para o consumo humano. É desta estação que sai a água que abastece sete bairros de Barcarena. 

Para conhecer de perto parte do sistema de esgotamento sanitário da Águas de São Francisco, os visitantes são convidados a conhecer a ETE Cabanos I e II. Lá, os visitantes são convidados a conhecer a estrutura de tratamento de esgoto e entendem como funciona todo o processo, que passa por cinco etapas antes de ser devolvido ao rio Murucupi, livre de contaminação. 

“Temos um time preparado para receber os visitantes e apresentar os nossos serviços. Para nós, da Águas de São Francisco, é um grande prazer poder mostrar como são os processos que tornam a água potável e como trabalhamos para tornar o esgoto livre de contaminações”, ressalta a gerente de operações da concessionária, Priscila Sonda.