Notícias
Trinta estudantes de escolas públicas de Barcarena foram selecionados para participar da iniciativa
Os 30 alunos escolhidos para a 6ª edição do projeto Pioneiros participaram, na última quinta-feira (17), da aula inaugural que marcou início das atividades do programa. A iniciativa da concessionária da Águas de São Francisco, tem o objetivo capacitar os jovens para o mercado de trabalho e incentivá-los a desenvolver soluções inovadoras em saneamento básico para suas comunidades.

Ao longo de seis meses, os participantes vivenciarão uma imersão no setor de saneamento de Barcarena, conhecendo os diversos setores da concessionária, as profissões envolvidas e participando de oficinas educativas sobre comunicação, informática, primeiro emprego e outros temas. Ao final do programa, os estudantes apresentarão projetos de melhoria para o saneamento em suas localidades. O vencedor representará a cidade na etapa nacional do Pioneiros, competindo com alunos de todo o Brasil.
Para Sátila dos Santos, 15 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio, estar no projeto é a realização de um sonho; “Já havia me inscrito outras vezes sem ser selecionada, mas desta vez deu certo. Estou muito feliz! Tenho grandes expectativas de aprender e me desenvolver profissionalmente, especialmente porque quero trabalhar com meio ambiente. Sinto que estou no caminho certo”, afirmou a estudante.
O entusiasmo também tomou conta de Diogo Lemos, 17 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio. “Tenho expectativas altas para o meu crescimento e o dos meus colegas. O projeto é incrível e vai nos ajudar a ampliar nossas habilidades, tanto no mercado de trabalho quanto em outras áreas da vida”, destacou.
“Esta é uma oportunidade transformadora para os estudantes, que vivenciam pela primeira vez uma experiência real de aproximação com o mercado de trabalho. Ao conhecerem de perto o funcionamento da empresa e os desafios do setor de saneamento, eles ampliam suas perspectivas e descobrem novas possibilidades de futuro. É um momento que inspira, motiva e planta sementes para a formação de profissionais comprometidos com a melhoria da qualidade de vida em suas comunidades”, destaca a gerente de Relações Institucionais da concessionária, Simony Dias.
