Notícias
Com o objetivo de garantir a qualidade da água distribuída em Barcarena, a Águas de São Francisco realiza periodicamente manutenções programadas nos Centros de Produção de Águas Subterrâneas (CPAs), que captam o líquido que faz parte do sistema de abastecimento do município. No último fim de semana, a unidade Vila dos Cabanos recebeu a melhoria.
O serviço é programado pela equipe técnica da concessionária, que visa realizar a manutenção com o mínimo de impacto para os moradores barcarenenses, além de segurança operacional aos colaboradores que atuam nestas ações de melhoria.
“Aqui em Barcarena temos uma característica muito presente no subsolo, que é o alto teor de ferro. Devido a isto, existe a necessidade de realizar estas manutenções, que implicam na limpeza das bombas e desobstrução dos tubos. Com isso, garantimos que a água distribuída na cidade esteja dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, detalha a coordenadora de Operações, Priscila Sonda.
Neste ano já foram realizadas 16 melhorias em poços tubulares. Até o final deste ano há previsão de mais manutenções como esta, além de macromedições – que servem para medir o volume de água disponibilizado, por cada poço, para população da cidade.
Estrutura
A Águas de São Francisco possui um sistema de abastecimento composto por 32 Centros de Produção de Águas Subterrâneas (CPAs), além de 13 Estações de Tratamento de Água (ETAs), que atendem a área urbana do município. Toda água produzida pela concessionária recebe tratamento e análises de controle de qualidade para garantir a potabilidade e a saúde da população.
“Monitoramos diariamente tudo que produzimos. O objetivo é promover saúde, qualidade de vida e bem-estar para população de Barcarena através da água tratada que disponibilizamos”, ressalta a coordenadora.