Notícias

Ver notícia

A ETE Cabanos II foi concluída e beneficiará moradores do Jardim Paraíso, Jardim Cabano e parte de Vila dos Cabanos

 

Barcarena avança em esgotamento sanitário. Com investimentos de mais de R$ 1 milhão, a cidade contará, ainda esse semestre, com a nova Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Cabanos II, que beneficiará os moradores dos bairros Jardim Paraíso, Jardim Cabano e uma parte de Vila dos Cabanos, ampliando para 22% a cobertura de efluentes tratados.

A nova ETE tem capacidade de tratar 432 mil litros de esgoto por dia e proporcionará, além da preservação do meio ambiente, melhorias na qualidade de vida e saúde aos mais de 8 mil moradores dessa área. E um deles é o autônomo e líder comunitário Adevaldo da Cruz Alves, que vive há 23 anos em Barcarena. “O trabalho chegou em minha comunidade e hoje nossas casas estão sendo valorizadas com água tratada e esgoto. Saneamento básico é importante e eu quero agradecer a Águas de São Francisco pelo apoio. Estão de parabéns”, disse.

As obras da ETE Cabanos II foram concluídas. Segundo o gerente de operações da Águas de São Francisco, Renee Camara Chaveiro, após a inauguração, a operação será iniciada na sequência. “Seguimos realizando investimentos por toda Barcarena. Nossa cidade vive um avanço em obras de melhorias em saneamento, com água tratada e de qualidade em nossas torneiras, bem como, a coleta e tratamento de esgoto. Em pouco tempo, será inaugurada a ETE Cabanos II, um investimento não só na preservação do meio ambiente, como também na valorização de imóvel, saúde e qualidade de vida para os moradores”, pontua.

 

O tratamento dos efluentes na ETE Cabanos II será realizado pelo método RAFA – reator anaeróbio de fluxo ascendente- seguido de Reator Imhoff, ou seja, uma tecnologia que confere eficiência na operação e requer menor utilização territorial quando comparado a estruturas tradicionais.

Tratamento de Esgoto

Os investimentos em esgotamento sanitário já alcançam 12 mil barcarenenses com a ETE Cabanos I. A partir da entrega da ETE Cabanos II serão 20 mil moradores com acesso ao esgoto tratado. As perspectivas são promissoras. Já está em obras a ETE Pioneiros, cuja conclusão está prevista para primeiro semestre de 2022. Até lá, serão 35 mil moradores com saneamento em Barcarena, tornando a cidade uma das mais saneadas do Estado do Pará.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco é responsável pelos serviços de água e tratamento de esgoto do município de Barcarena, no Pará.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de São Francisco promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.