Notícias

Ver notícia

A ETE Cabanos II foi concluída e beneficiará moradores do Jardim Paraíso, Jardim Cabano e parte de Vila dos Cabanos

 

Barcarena avança em esgotamento sanitário. Com investimentos de mais de R$ 1 milhão, a cidade contará, ainda esse semestre, com a nova Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Cabanos II, que beneficiará os moradores dos bairros Jardim Paraíso, Jardim Cabano e uma parte de Vila dos Cabanos, ampliando para 22% a cobertura de efluentes tratados.

A nova ETE tem capacidade de tratar 432 mil litros de esgoto por dia e proporcionará, além da preservação do meio ambiente, melhorias na qualidade de vida e saúde aos mais de 8 mil moradores dessa área. E um deles é o autônomo e líder comunitário Adevaldo da Cruz Alves, que vive há 23 anos em Barcarena. “O trabalho chegou em minha comunidade e hoje nossas casas estão sendo valorizadas com água tratada e esgoto. Saneamento básico é importante e eu quero agradecer a Águas de São Francisco pelo apoio. Estão de parabéns”, disse.

As obras da ETE Cabanos II foram concluídas. Segundo o gerente de operações da Águas de São Francisco, Renee Camara Chaveiro, após a inauguração, a operação será iniciada na sequência. “Seguimos realizando investimentos por toda Barcarena. Nossa cidade vive um avanço em obras de melhorias em saneamento, com água tratada e de qualidade em nossas torneiras, bem como, a coleta e tratamento de esgoto. Em pouco tempo, será inaugurada a ETE Cabanos II, um investimento não só na preservação do meio ambiente, como também na valorização de imóvel, saúde e qualidade de vida para os moradores”, pontua.

 

O tratamento dos efluentes na ETE Cabanos II será realizado pelo método RAFA – reator anaeróbio de fluxo ascendente- seguido de Reator Imhoff, ou seja, uma tecnologia que confere eficiência na operação e requer menor utilização territorial quando comparado a estruturas tradicionais.

Tratamento de Esgoto

Os investimentos em esgotamento sanitário já alcançam 12 mil barcarenenses com a ETE Cabanos I. A partir da entrega da ETE Cabanos II serão 20 mil moradores com acesso ao esgoto tratado. As perspectivas são promissoras. Já está em obras a ETE Pioneiros, cuja conclusão está prevista para primeiro semestre de 2022. Até lá, serão 35 mil moradores com saneamento em Barcarena, tornando a cidade uma das mais saneadas do Estado do Pará.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco é responsável pelos serviços de água e tratamento de esgoto do município de Barcarena, no Pará.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de São Francisco promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de São Francisco trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Barcarena.