Notícias
Ao todo, 30 estudantes de Barcarena participaram da 5º edição do projeto Pioneiros, promovido pela concessionária Águas de São Francisco.
Alunos de escolas públicas de Barcarena, no Pará, participaram nesta quarta-feira (13) da conclusão das atividades do projeto Pioneiro. A iniciativa é promovida pela Águas de São Francisco, com o objetivo de incentivar os jovens a pensar de forma inovadora e a propor soluções inéditas de saneamento para as comunidades onde residem, além de aprofundar conhecimentos sobre o mercado de trabalho e a atuação em diferentes profissões.
Após imersão de 5 meses, com a mentoria de colaboradores da companhia, aulas e workshops sobre saneamento básico, os estudantes apresentaram projetos em diversas áreas, como produção de biodiesel, reciclagem, processo de reutilização de água, dentre outros. Os participantes receberam toda estrutura necessária para desenvolver os conhecimentos adquiridos. Além de conhecer os setores da empresa e ter acesso a cursos, os alunos também participam de visitas às Estações de Tratamento de água e de esgoto em Barcarena.
Com o tema “Eco transforma: comunidades criativas para um futuro sustentável”, o estudante Jimmy de Carvalho Rodrigues, de 15 anos, foi o grande vencedor da etapa local, trazendo a proposta de criação de eco hubs comunitárias para incentivar a reciclagem e a reutilização de resíduos sólidos que são descartados indevidamente pela população.
“O projeto Pioneiros foi uma porta que foi aberta para mim, digamos que o início de um sonho, de uma jornada, simplesmente inesquecível! Foi um projeto em que nos doamos para apresentar nossas ideias. Não tem como descrever a emoção que estou sentindo, para uma pessoa que pensou em desistir em algum momento dessa jornada, estar aqui em primeiro lugar é um sentimento que não tem igual”, afirmou Rodrigues.
Agora, o projeto vencedor representará a concessionária na fase nacional do concurso, que envolve ainda outras empresas do grupo Aegea, holding que atua em saneamento básico no país e que controla Águas de São Francisco, concessionária que atua há 10 anos em Barcarena com os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. A empresa pretende universalizar o saneamento básico no município até o ano que vem.
“Nós procuramos abraçar as ideias que chegam através dos Jovens Pioneiros. Inclusive, estudaremos como colocar em prática a ideia do Jimmy, uma vez que também buscamos introduzir esses jovens ao universo do saneamento básico para que eles se identifiquem com o leque de profissões presentes nesse contexto. Estamos finalizando esta etapa do projeto sabendo que temos jovens comprometidos em mudar o saneamento de Barcarena”, destacou a gerente de Serviços da concessionária, Priscila Sonda.
Sobre a Aegea
A Aegea é uma companhia que atua com serviços de saneamento básico em mais de 500 municípios do país, com mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 15 estados, de Norte a Sul.