Notícias
Testes são realizados a partir de amostras coletadas em mais de 70 pontos no município.
A água que chega às torneiras da população de Barcarena passa por um minucioso tratamento e por análises que atestam a qualidade e a eficiência desse processo. Em 2024, foram mais de 28 mil testes realizados a partir de amostras coletadas em 73 pontos de Controle de Qualidade espalhados no município.
Os testes verificam a presença de partículas, substâncias ou microrganismos de origem animal, que podem transmitir doenças de veiculação hídrica, como diarreia, disenteria, hepatite A e leptospirose, entre outras. Os dados sobre as análises ficam disponíveis para a população no Relatório Anual de Qualidade da Água, que será entregue junto com as próximas faturas do mês.

Em 2024, foram tratados e distribuídos mais de 6,2 bilhões de litros de água em Barcarena. “A água fornecida na cidade atende aos padrões definidos em portaria do Ministério da Saúde. Além do tratamento, as análises de qualidade são importantes para garantir que esse trabalho é seguro e com impactos positivos para a população”, destaca o coordenador de operações da Águas de São Francisco, Tomás Menezes.