Notícias

Ver notícia

Programação de visitas ocorre às quartas-feiras e o agendamento pode ser feito por e-mail.

Você tem curiosidade sobre como são realizados os tratamentos de água e esgoto em Barcarena? A Águas de São Francisco está de “Portas Abertas” para receber grupos de estudantes, instituições, empresas e até mesmo de comunitários para visitas guiadas nas estações que atendem a cidade. A idade mínima para participar é de 12 anos.

Durante as visitas é oferecida a oportunidade de o visitante conhecer todas as etapas envolvidas nos processos de tratamento tanto da água, em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), quanto de esgoto, em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).   

O agendamento pode ser feito com dois dias de antecedência pelo email responsabilidadesocial@aguasdesaofrancisco.com.br. As visitas são gratuitas e comportam, por vez, grupos de até 20 pessoas. A programação ocorre às quartas-feiras, das 9h às 12h, e das 15h às 17h, de acordo com a disponibilidade nas estações de água e esgoto. 

Roteiro 

Na ETA Cabanos, localizada na sede da concessionária, os visitantes conhecem desde a área de captação, passando por todo processo de tratamento que vai da aeração, passando pela pré-alcalinização, floculação, filtração até a desinfecção, que torna a água própria para o consumo humano. É desta estação que sai a água que abastece sete bairros de Barcarena. 

Para conhecer de perto parte do sistema de esgotamento sanitário da Águas de São Francisco, os visitantes são convidados a conhecer a ETE Cabanos I e II. Lá, os visitantes são convidados a conhecer a estrutura de tratamento de esgoto e entendem como funciona todo o processo, que passa por cinco etapas antes de ser devolvido ao rio Murucupi, livre de contaminação. 

“Temos um time preparado para receber os visitantes e apresentar os nossos serviços. Para nós, da Águas de São Francisco, é um grande prazer poder mostrar como são os processos que tornam a água potável e como trabalhamos para tornar o esgoto livre de contaminações”, ressalta a gerente de operações da concessionária, Priscila Sonda. 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco e saiba mais sobre os serviços, obras, programas e projetos.

Acesso Rápido Saiba mais
Acesso Rápido

Aqui você encontra outros serviços da Águas de São Francisco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.