Notícias

Ver notícia

Toda água distribuída pela concessionária passa por um rigoroso processo de qualidade para garantir saúde e qualidade de vida aos barcarenenses

O acesso à água tratada está ligado diretamente à qualidade de vida, desenvolvimento humano, saúde pública e dignidade das pessoas. Em Barcarena, mais de 15,8 milhões de litros de água são tratados e distribuídos por dia. A qualidade do líquido, que atende aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, é bem diferente da água ingerida diretamente de poços domésticos.

Além de não ter a garantia de potabilidade, a construção de poços domésticos pode impactar negativamente tanto a saúde das pessoas que ingerem esta água – aparentemente limpa – quanto o meio ambiente. E justamente por prejudicar ecossistema, a perfuração e construção devem ser feitos dentro de normas e licenças ambientais.

“Os poços rasos, amazônicos e até mesmo os artesianos estão sujeitos a contaminações, diferente dos nossos que além de profundos possuem uma camada filtrante e tratamento sobre a água, garantindo a potabilidade para consumo humano. Também atendemos às normais ambientais e, desta forma, contribuímos com a preservação do meio ambiente”, destaca a coordenadora de Operações da concessionária, Priscila Sonda.

A Águas de São Francisco possui um sistema de abastecimento composto por 32 Centros de Produção de Águas Subterrâneas (CPAs), além de 13 Estações de Tratamento de Água (ETAs), que atendem a área urbana do município. Toda água produzida pela concessionária recebe tratamento e análises de controle de qualidade para garantir a potabilidade e a saúde da população.

Um dos impactos mais positivos do uso da água tratada e distribuída pela concessionária Águas de São Francisco é a melhoria na qualidade de vida e da saúde dos moradores de Barcarena.

“Água aparentemente limpa e transparente não quer dizer que esteja dentro das condições ideais para o consumo humano. E é justamente por isso que toda água captada pela concessionária passa por processo de tratamento e desinfecção. Com isso garantimos a potabilidade sem nenhum risco à saúde dos barcarenenses”, ressalta Priscila Sonda.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de São Francisco promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco é responsável pelos serviços de água e tratamento de esgoto do município de Barcarena, no Pará.