Notícias

Ver notícia

Capacitação foi oferecida gratuitamente para moradores das comunidades Pioneiro e Murucupi, em Barcarena

A Águas de São Francisco celebrou, na última terça-feira (02), a formatura da primeira turma do curso de Agentes de Saneamento, oferecido gratuitamente pelo projeto Mãos e Obras aos moradores das comunidades Pioneiro e Murucupi, em Barcarena. O curso foi realizado em parceria com o Instituto de Educação Permanente da Amazônia (IEPAM) e teve como objetivo capacitar os participantes a construírem caixas de gordura e realizarem ligações intradomiciliares de esgoto. Ao todo, 23 moradores concluíram a formação.

Ao longo das aulas, os participantes tiveram contato com técnicas de instalação, boas práticas de saneamento e informações essenciais sobre o papel do sistema de esgoto na saúde pública e no meio ambiente. A formação também buscou fortalecer a autonomia técnica das famílias, desenvolver lideranças locais e fomentar a compreensão do saneamento como direito humano fundamental, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 6, que trata de água potável e saneamento.

Para Zuíla Araujo, moradora do bairro Murucupi, o curso trouxe novos aprendizados e a oportunidade de participar da transformação que o saneamento básico está promovendo no município. “Eu aprendi muito durante todo o curso. Aqui eu pude entender, de fato, como é feito o trabalho de saneamento dentro da nossa comunidade. Cheguei com muita curiosidade para aprender e entender como tudo funciona, e agora saio muito feliz por ter ganhado esse conhecimento”, afirmou.

Quem também comemorou a formatura foi Josué Pacheco, morador do bairro Pioneiro. Para ele, o Mãos e Obras permite que a população compreenda como cuidar melhor do meio ambiente por meio do tratamento adequado do esgoto domiciliar. “Eu gostei muito do curso porque foi uma experiência totalmente nova. Sou uma pessoa que gosta de aprender e pude ampliar bastante meu conhecimento, especialmente por já ter interesse na área ambiental e na importância de evitar a poluição. Queria entender melhor como funciona o esgoto, e agora sei como contribuir para um sistema mais correto e sustentável. Fico muito feliz em participar desse momento, porque Barcarena está avançando com a universalização do saneamento e será referência no Pará. Tenho orgulho de morar aqui, de ter participado do curso e de ver que esse projeto realmente vai fazer diferença”, pontuou.

De acordo com o coordenador de Operações da Águas de São Francisco, Tomás Menezes, o projeto Mãos e Obras é uma oportunidade para que os moradores se tornem agentes de transformação em suas comunidades, fortalecendo o momento histórico de universalização do esgotamento sanitário em Barcarena, que recentemente se tornou o primeiro município saneado do Pará. “Barcarena recebeu investimentos significativos e avançamos para a universalização do saneamento. O Mãos e Obras é um parceiro essencial nesse processo. Entregamos a infraestrutura, mas ela só funciona plenamente quando as famílias estão interligadas. Por isso capacitamos moradores para serem multiplicadores e nos ajudarem a levar o saneamento até as casas. É um esforço coletivo que resulta em mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento, totalmente alinhado ao propósito da Águas de São Francisco”, ressaltou.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Acesso Rápido Saiba mais
Acesso Rápido

Aqui você encontra outros serviços da Águas de São Francisco.