Notícias

Ver notícia

A modalidade esportiva desenvolvida será o atletismo e atenderá alunos de 10 a 14 anos de quatro escolas da cidade

 

Com o objetivo de estimular o processo de ensino-aprendizagem de crianças de 10 a 14 anos da rede municipal sobre a importância de práticas esportivas conscientes, autonomia criativa e sustentabilidade, o Instituto Incentivar lançou na última quarta-feira (24), em parceria com a concessionária Águas de São Francisco e Prefeitura de Barcarena, o projeto “Desvendar Esporte”, que será desenvolvido em quatro escolas da Secretaria Municipal de Educação de Barcarena (Semed).

O projeto tem como propósito transformar as unidades de ensino atendidas em grandes oficinas de esporte e sustentabilidade nos próximos meses, por meio da criação dos próprios materiais com matérias-primas recicláveis como garrafas PET, pneus, sacolas plásticas, papelão e roupas, que serão transformadas em dardos, trampolins, arcos e outros equipamentos a fim de serem utilizados nas disputas esportivas.

A modalidade esportiva desenvolvida será o atletismo e terá a participação de 240 alunos, do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental. As escolas municipais que farão parte possuem estrutura para atividades contraturno, são elas:

  • Escola Municipal Prof Aloysio da Costa Chaves – Bairro Betânia;
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Checralla Salim Khayat – Bairro Novo;
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Marcos Martins Magno – Vila Dos Cabanos; e,
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Noronha de Barros – Itupanema.

Para a secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, a iniciativa contribuirá de forma positiva e engajada na responsabilidade social junto aos alunos da rede municipal de ensino.

“O projeto abre mais uma porta de oportunidade para nossos alunos da rede municipal, principalmente os que estão em vulnerabilidade social. Vamos dar a possibilidade de acesso aos alunos, com novas vivencias que servirão de base para o futuro e para que se tornem cidadãos de direito. Práticas que, sem a participação do executivo municipal e empresas locais, com a Águas de São Francisco, eles não teriam condições de vivenciar”, pontua a secretária.

Voltado para a proteção da criança, o projeto Desvendar Esporte vai, além de assisti-las, criar benefícios concretos para a rede municipal de educação de Barcarena. Segundo o diretor-presidente da Águas de São Francisco, Thiago Terada, as práticas esportivas são um recurso para a transformação de vidas.

“Estamos trazendo o projeto para Barcarena, e isso vai ressaltar a importância do esporte na vida da criança, como benefícios concretos no processo de ensino-aprendizagem. E isso não é restrito a elas, esse movimento é extensivo às iniciativas pública e privadas, que compartilham do mesmo objetivo, que é melhorar a vida do cidadão com a prestação de serviços para conseguirmos atingir metas maiores e melhores”, destacou o presidente.

Para o coordenador do Instituto Incentivar, Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, a relação entre o esporte e a sustentabilidade a fim de contribuir para o desenvolvimento da sociedade é um norte para o projeto.

“O esporte é uma ferramenta de desenvolvimento social e, nessa perspectiva, não dá para deixar de lado a questão da sustentabilidade, por isso precisamos pensar de modo coletivo, ou seja, se tenho um mundo melhor e mais saudável para mim, isso também atingirá o outro, além de nutrir as relações humanas. Então a relação do esporte e da sustentabilidade podem potencializar a discussão dessas questões”, enfatizou.

Etapas – O projeto tem 12 meses de duração, divididos nas seguintes etapas: treinamento dos professores; seleção das escolas; avaliação; primeiro contato e “mãos à obra”, fase em que os alunos serão estimulados, de maneira orientada, a organizar equipes, formatos, regras e materiais.

Por fim, o “ano esportivo” terminará em um festival de encerramento, que se assemelha aos jogos olímpicos com o intuito de envolver as equipes de todas as escolas participantes, utilizando as ferramentas construídas ao longo do projeto.

Projeto – O Desvendar Esporte acontece pela primeira vez em Barcarena, sendo idealizado pelo Instituto Incentivar, entidade sem fins lucrativos, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania.

A ideia surgiu da missão de desenvolver o esporte educacional com a intenção de atender as demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de São Francisco promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.