Notícias

Ver notícia

Mais de 25 mil moradores serão beneficiados com as ampliações das ETEs Cabanos I e Pioneiro, iniciadas nas últimas semanas

Barcarena deve alcançar a universalização dos serviços de água e esgoto no segundo semestre deste ano, tornando-se o primeiro município paraense a atingir esse patamar no saneamento básico. Como parte dos investimentos realizados para alcançar esse objetivo, a concessionária Águas de São Francisco deu início, nas últimas semanas, às obras de ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Cabanos I e Pioneiro.

As intervenções beneficiarão mais de 25 mil moradores, que passarão a contar com um sistema mais robusto, eficiente e com maior capacidade de atendimento. Nas obras, estão sendo instalados sistemas para a separação de resíduos grosseiros, areia e lodo do esgoto, além de novos conjuntos de bombas e cinco novos reatores. O novo sistema será responsável pelo processo de tratamento dos efluentes, transformando esgoto em água limpa e devolvendo-o de maneira adequada ao meio ambiente.

Atualmente, cada uma das estações trata 864 mil litros de esgoto por dia (L/d). Com a ampliação, essa capacidade será mais que duplicada, chegando a cerca de 1,8 milhão de L/d na ETE Cabanos I quanto na ETE Pioneiro. Além de atender à demanda atual, os projetos foram concebidos com previsão de futuras ampliações, acompanhando o crescimento urbano da cidade. A ETE Cabanos I atenderá parte do bairro Vila dos Cabanos, beneficiando cerca de 9.700 moradores. Já a ETE Pioneiro receberá os efluentes dos bairros Murucupi, Laranjal e Pioneiro, atendendo aproximadamente 15.720 habitantes.

Na ETE Pioneiro, os trabalhos estão atualmente na fase de terraplenagem para a instalação do restante da estrutura. Já na ETE Cabanos I, a terraplenagem já foi concluída, e as equipes agora trabalham na execução da base de apoio da estrutura dos tanques reatores.

Segundo Fernando Vecina, coordenador de engenharia responsável pelas obras, o investimento é estratégico para o município. “A ampliação das ETEs é essencial para garantir o tratamento adequado do esgoto gerado hoje e no futuro. Estamos investindo em infraestrutura moderna, que trará melhorias para toda a cidade. O saneamento básico é uma das políticas públicas que mais transformam a realidade de um território. Ao ampliar o acesso ao esgoto tratado, ajudamos a reduzir doenças, proteger o meio ambiente, atrair investimentos e promover mais dignidade às famílias de Barcarena”, afirma Vecina.

Lançado no ano passado, o programa Trata Bem Barcarena prevê investimentos de R$ 228 milhões nos serviços de água e esgoto do município. A expansão dos serviços deve gerar benefícios como a redução de doenças de veiculação hídrica, valorização imobiliária, estímulo ao turismo e à economia local. Barcarena contará com mais quatro estações de tratamento de esgoto, 260 km de redes coletoras e ao menos 100 km de redes de distribuição de água tratada. Todas as obras devem ser concluídas até a COP-30.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Acesso Rápido Saiba mais
Acesso Rápido

Aqui você encontra outros serviços da Águas de São Francisco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de São Francisco trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Barcarena.