Notícias

Ver notícia

A pandemia do novo coronavírus evidenciou que o acesso ao saneamento básico é fundamental para a prevenção de doenças. O serviço é classificado como essencial e, por isso, não pode parar. Além de garantir a plena operação do abastecimento de água, o município de Barcarena (PA) conta agora com a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Cabanos), com capacidade de tratar, a cada hora, 18 mil litros de dejetos, devolvendo-os ao meio ambiente em condições adequadas.

Em um momento que é necessário diminuir os riscos de contaminação de outras doenças, o tratamento do esgoto torna-se imprescindível. O avanço na cobertura de esgotamento sanitário no município é um exemplo do compromisso da Águas de São Francisco em contribuir para a saúde da população. É que a cada R$ 1,00 investido em saneamento, economizam-se R$ 4,00 em custos com saúde.

O investimento vem na contramão da realidade do estado, que registra a pior posição no Ranking do Saneamento 2020, do Instituto Trata Brasil, que considera as 100 maiores cidades brasileiras em termos de população. Encabeçada por Ananindeua (100º), a lista segue com Santarém (97º) e Belém (95º) entre as dez cidades com os índices mais preocupantes.

Em Barcarena, a concessionária Águas de São Francisco trabalha na ampliação da cobertura que, em breve, beneficiará 14 mil moradores. O projeto de expansão inclui a implantação de duas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE). Localizada às margens do rio Murucupi, a ETE Cabanos utiliza Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA), tecnologia que confere mais eficiência na operação e requer menor utilização territorial, quando comparado às estruturas tradicionais. Após a remoção de poluentes, através de processos físicos e biológicos, o esgoto tratado volta ao meio ambiente e preserva os recursos naturais do município.

“O saneamento é um relevante agente de saúde preventiva, uma vez que, ao garantir água tratada e esgotamento sanitário, a população fica protegida de doenças de veiculação hídrica. No enfrentamento à pandemia, iniciamos a operação da primeira Estação de Tratamento de Esgoto de Barcarena, com a certeza de contribuir positivamente para o desenvolvimento da cidade e bem-estar dos moradores”, destaca Cleyson Jacomini, diretor-presidente da Águas de São Francisco.

O prefeito Paulo Alcântara destaca a estreita relação entre saúde pública e esgotamento sanitário. “Não se trabalha saúde, sem antes pensar em qualidade de vida, para evitar que as pessoas adoeçam. Isso tem a ver com saneamento básico e tratamento de esgoto. Isso também é saúde. A ETE Cabanos é um investimento importante e a Prefeitura vai incentivar também a sua ampliação”.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco e saiba mais sobre os serviços, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco.

Acesso Rápido Saiba mais
Acesso Rápido

Aqui você encontra outros serviços da Águas de São Francisco.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.