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Barcarena é uma das cidades contempladas no projeto cultural “Imagens que Transformam”. A ação é uma maneira de incentivar estudantes da rede municipal de ensino na criação de campanhas de utilidade pública sobre a relação da água com saúde, alimentação, florestas ou resíduos.
A iniciativa é da Flamingo Comunicação com o patrocínio do Instituto Aegea, e de suas concessionárias locais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto ainda parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Barcarena (Semed). A aula inaugural do projeto foi realizada na última semana, na sede da concessionária Águas de São Francisco, que integra o grupo Aegea.
Aproximadamente 30 professores receberam orientações sobre fotografia e publicidade, meios de expressão que guiam o projeto. Os educadores receberam o Caderno do Professor, que é um guia técnico sobre campanhas de utilidade pública.
“O projeto cumpre uma função educacional importante, ao propor a discussão sobre uma gestão sustentável da água, ao mesmo tempo que capacita jovens alunos da rede pública para a linguagem publicitária por meio de campanhas de utilidade pública”, afirma Allan de Amorim, responsável pela produção da iniciativa.
O próximo passo é o início das produções artísticas dos alunos. As produções são inscritas no site do projeto e passam pela etapa de Votação Popular e Comissão Julgadora para eleição das duas melhores campanhas de cada cidade. As escolas vencedoras ganham o Dia da Imagem, um workshop para os estudantes que reúne técnicas de fotografia e linguagem publicitária aplicadas ao objetivo temático, realizado pelos formadores especializados do projeto.
Os resultados do Dia da Imagem serão expostos em campanhas de utilidade pública profissionais nas mídias locais (outdoors, jornais ou portais digitais). Haverá, ainda, o registro dos trabalhos dos alunos num e-book exclusivo para cada cidade e o Livro “Imagens que transformam” editado com as campanhas das oito cidades participantes. Além de Barcarena, o projeto também é realizado em Campo Grande (MS), Cordeiro (RJ), Itaboraí (RJ), Manaus (AM), Miracema (RJ), Penha (SC) e São Francisco do Sul (SC).
“A educação ambiental é uma parte muito importante do nosso trabalho na concessionária. As novas gerações têm muito interesse no tema e, quando ele é trabalhado de uma forma lúdica como propõe o ‘Imagens que Transformam’, essa troca de conhecimento é bastante proveitosa. Ações como esta promovem ainda o desenvolvimento humano nos municípios onde atuamos”, afirma o gerente de Responsabilidade Social da Águas de São Francisco, Semy Ferraz.