Notícias

Ver notícia

Agência reguladora visitou as obras das estações de tratamento de esgoto em Barcarena

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Barcarena (ARSEP) realizou, nesta segunda-feira (3), uma visita técnica às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que estão em obras no município. A ação teve como objetivo acompanhar de perto o andamento dos trabalhos e assegurar que os investimentos em saneamento estejam sendo executados conforme os padrões de qualidade e eficiência definidos pela regulação.

Ao todo, Barcarena contará com quatro novas ETEs — Itupanema, Beira Rio, Barcarena Sede e Vila do Conde — e duas unidades ampliadas, Cabanos I e Pioneiros. As obras integram o programa Trata Bem Barcarena, iniciativa da Águas de São Francisco voltada à ampliação dos serviços de água e esgoto no município até o fim de 2025.

Com o programa, Barcarena deve alcançar 99% de cobertura de abastecimento de água tratada e 90% de coleta e tratamento de esgoto, colocando o município como a primeira cidade saneada do Pará.
Durante a visita, a equipe técnica da ARSEP acompanhou os detalhes estruturais e operacionais de cada unidade, observando o estágio das obras e o cumprimento das exigências contratuais.

“Essas obras são de suma importância para o desenvolvimento do saneamento em nosso município. Barcarena hoje cresce a passos largos em relação a essa questão do tratamento de esgoto. A expectativa é muito grande para que essas obras estejam concluídas e pra isso a ARSEP está presente fazendo o seu papel de fiscalizar e cobrar da concessionária junto ao poder público municipal para que o nosso povo seja bem atendido”, destacou a presidente da ARSEP, Rozilda Ribeiro.

O diretor da Águas de São Francisco, Agnaldo Mendes, acompanhou a equipe da agência e reforçou o compromisso da concessionária com a transparência, a sustentabilidade e o desenvolvimento do município.

“Estamos a poucos dias do início da operação comissionada das ETEs, e essa visita com a ARSEP é fundamental para acompanharmos juntos a evolução das obras. Estamos muito próximos de entregar a universalização do saneamento para Barcarena — um feito que coloca o município definitivamente no século 21, como protagonista do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Entre mais de 300 municípios da região, incluindo estados como Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará, Barcarena será o primeiro a alcançar as metas de universalização, com cerca de oito anos de antecedência em relação ao prazo legal, que é 2033. É um marco histórico para a cidade e para o saneamento na Amazônia,” afirmou.

Com a entrega das novas ETEs e das ampliações em andamento, Barcarena dará um salto significativo em cobertura e eficiência no tratamento de esgoto, alcançando 90% de atendimento da população e fortalecendo o compromisso do município com a saúde pública, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Acesso Rápido Saiba mais
Acesso Rápido

Aqui você encontra outros serviços da Águas de São Francisco.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.