Arquivo de agosto 30America/Sao_Paulo 2024

Em Barcarena, reunião com líderes comunitários esclarece dúvidas sobre saneamento e alinha estratégias de parceria da concessionária com população

Postado por Camila Henriques em 30/ago/2024 -

Programa Afluentes promove transparência no contato entre a comunidade e a empresa.

A transparência no relacionamento entre a Águas de São Francisco e as lideranças comunitárias de Barcarena é um dos pilares da atuação da concessionária no município localizado na região metropolitana de Belém. Nesta semana, foi realizada uma reunião do Afluentes, projeto que aproxima as comunidades e a empresa, integrando as ações e dialogando a fim de buscar soluções mais eficientes para a oferta dos serviços de água e esgoto.

No encontro, os representantes tiraram dúvidas sobre obras, fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, recomposição asfáltica, cronogramas de melhorias, valores de faturas, benefícios sociais como o Tarifa 10, projetos de visitação, projetos de atuação comunitária e investimentos do Trata Bem Barcarena.

”Por meio do Afluentes, ouvimos os líderes comunitários de várias partes da cidade e propomos soluções eficientes às demandas que chegam. São eles que vivem o dia a dia de Barcarena e sabem como nosso serviço chega, sendo importante para estreitarmos cada vez mais essa parceria, pois com isso, todo mundo ganha, a gente que oferecerá um serviço cada vez melhor e eles que receberão cada vez mais saúde com água tratada e coleta de esgoto”, pontua Priscila Sonda, coordenadora da Águas de São Francisco.

Para Sebastião Oliveira, presidente da Associação de Moradores do bairro Murucupi (Amobam), a reunião é importante para o alinhamento das estratégias de atuação da empresa nas comunidades.

“Essas reuniões são importantes, pois a concessionária pode ouvir nossas demandas e investir cada vez mais para nos proporcionar qualidade de vida e saúde por meio da água tratada, que é algo que nossas comunidades tanto precisam. Parabenizo a empresa por isso e estamos de portas abertas para recebê-los”, disse o líder comunitário.

No bairro Águas Verdes, a concessionária está finalizando obras de extensão de rede de água tratada e a liderança comunitária já reconhece o empenho e o compromisso da empresa em entregar mais qualidade de vida para a população.

“Recebemos por meses o trabalho da concessionária aqui no Águas Verdes e posso dizer que estamos muito felizes. Todas as calçadas e o pavimento que precisaram ser mexidos foram recuperados e o trabalho foi muito bem feito. Além da água tratada que estamos recebendo em nossa torneira, precisamos reconhecer o trabalho bem feito por lá”, disse Aline Silva, líder comunitária do bairro Águas Verdes, em Barcarena.

Sobre o Afluentes
O Afluentes é um canal que promove o relacionamento entre líderes locais e a empresa, visando a melhoria contínua da prestação de serviços de saneamento. Por meio dele, a empresa se aproxima ainda mais dos moradores e conhece suas necessidades, além de ouvir suas sugestões e opiniões sobre os serviços prestados.

Mais de 60 lideranças comunitárias fazem parte do programa Afluentes e estão em contato direto com a concessionária. Além dos momentos de reuniões e diálogos, as lideranças comunitárias recebem atendimento personalizado e rápido para resolvam de forma célere as demandas dos moradores de seus bairros e comunidades e são beneficiados com programas em prioridades como a organização de visitas exclusivas às instalações da empresa, projetos sociais, dentre outros.

Em Barcarena, obras de expansão de rede de água tratada são feitas com tecnologia inovadora e de baixo impacto

Postado por Daniele Brito em 19/ago/2024 -

A Águas de São Francisco está usando uma tecnologia inovadora para instalar novas tubulações em áreas urbanas, sem grandes impactos como a escavação ou retirada de pavimento asfáltico.

Com tecnologias inovadoras e de menor impacto para a população, a concessionária Águas de São Francisco tem avançado com a expansão das redes de água tratada. Uma das novas técnicas adotadas consiste em perfurar o solo para instalação da tubulação sem a necessidade de escavação de valas ou de danificar o asfalto, fazendo a conexão de redes e levando água até a porta das mais de 800 famílias do bairro Águas Verdes, em Barcarena, região metropolitana de Belém.

O sistema está sendo amplamente usado na expansão de rede de água tratada no bairro Águas Verdes. Ao todo, serão mais de 7 quilômetros de novas tubulações que levarão água de qualidade a todos os moradores do local.

Para Diego Veríssimo, coordenador de projetos da concessionária, o uso da tecnologia permite avanços significativos sem causar impactos ou grandes interrupções de vias públicas.

“Chegamos ao Águas Verdes com esta tecnologia que chamamos de Método Não Destrutivo (MND). Já utilizamos o equipamento que na extensão de redes de água, agora estamos usando para atravessar as ruas do bairro e fazermos as ligações até a porta da casa dos moradores. Perfuramos o solo, expandimos as nossas redes, colocando tubulações, sem a necessidade de abrirmos valas e danificarmos o asfalto da rua. São várias vantagens que o sistema nos proporciona”, conta o coordenador.

Antes de realizar a perfuração com esta método, os engenheiros da Águas de São Francisco mapeiam a área para identificar possíveis obstáculos, como outras infraestruturas subterrâneas, por exemplo. Após o estudo, são realizados os trajetos de perfuração conforme planejado.

Um dos moradores que estão beneficiados com a expansão de rede de água tratada no Águas Verdes é Raimundo Nonato Pereira Coutinho, que recebeu orientações sobre o uso do hidrômetro.

“É um serviço novo que está chegando agora, vou pedir ligação da água e já fui orientado pelo funcionário da concessionária sobre como usar o hidrômetro. Isso é importante”, disse.

Novas ligações

Para se interligar à rede de água tratada de Barcarena, os moradores do bairro Águas Verdes podem entrar em contato com a Águas de São Francisco por meio do telefone e WhatsApp 0800 933 1000. O atendimento é 24 horas.

Barcarena (PA) recebe exposição interativa sobre o ciclo da água, com mostra de cinema

Postado por Daniele Brito em 14/ago/2024 -

Projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” leva sensibilização ambiental ao público

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que estará no município de Barcarena (PA), na EMEIF Checralla Salim Khayat, entre os dias 16 e 19 de agosto.

Na sexta (16/8) e na segunda (19/8), a programação será restrita a escolas, mediante agendamento. No sábado (17/8) e no domingo (18/8), a exposição ficará aberta ao público em geral das 16h às 20h. Haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, que acontece sábado e domingo (dias 17/8 e 18/8), às 20h. A entrada é gratuita.

O projeto “Olho D’água” é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Águas de São Francisco e apoio da Prefeitura de Barcarena e Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Social. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

“Temos muito orgulho de contribuir com um projeto que fomenta a cultura, que é um componente fundamental da nossa sociedade. Levar conhecimento por meio da arte é uma forma de gerar interesse não apenas nos temas abordados, mas na própria produção cinematográfica e na exposição”, destaca o gerente de Responsabilidade Social da Águas de São Francisco, Semy Ferraz.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa.

Mostra de Cinema

Compõe o projeto a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas.

“Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.

Diferentes locais do Brasil

O projeto já esteve em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Ceará, Piauí e Maranhão. Após o Pará, a iniciativa chega ao Amazonas.

“A expectativa é manter o sucesso que estamos tendo em todo o Brasil e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.

PROGRAMAÇÃO

Exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”

Local: EMEIF Checralla Salim Khayat, em Barcarena (PA)

Sexta (16/8) e segunda (19/8)

Atendimento restrito a escolas, mediante agendamento

Sábado (17/8) e domingo (18/8)

Exposição: das 16h às 20h

Cinema ao ar livre: 20h

SERVIÇO

Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do projeto: https://www.olhodagua.art.br/. O Instagram é @expo_olhodagua e o Facebook é https://www.facebook.com/expoolhodagua