Arquivo de maio 01America/Sao_Paulo 2025

Dia do Trabalhador: programa de universalização de água e esgoto impulsiona geração de empregos em Barcarena

Postado por [email protected] em 01/maio/2025 -

Desde o início do Trata Bem Barcarena, a Águas de São Francisco gerou, aproximadamente, 300 vagas de emprego na região

O avanço dos serviços de saneamento básico em Barcarena tem gerado impactos positivos que vão além das melhorias na saúde pública e na preservação dos recursos hídricos. A ampliação de investimentos no setor também tem impulsionado a criação de novas oportunidades de trabalho. Desde lançamento do Trata Bem Barcarena, programa de universalização dos serviços de água e esgoto no município, a Águas de São Francisco gerou cerca de 300 vagas de empregos diretos e indiretos na região.

Acompanhando a expansão do Trata Bem Barcarena, a expectativa é que este número continue crescendo. De acordo com a Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon Sindicom), a universalização do saneamento no Brasil até 2033 pode gerar mais de 1,5 milhão de postos de trabalho. Um estudo da entidade aponta ainda que, em 2023, o setor privado registrou crescimento de 4% no número de empregos diretos e terceirizados, com 2,7 mil novas admissões, número superior à média de contratações do setor industrial no mesmo período. Os dados têm como base a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Mesmo com a universalização do fornecimento de água e esgoto alcançada em 2025, como projetado para o Trata Bem Barcarena, a expansão urbana contínua exige reforços na equipe da concessionária. Novas áreas são integradas à cobertura dos serviços, o que demanda ações constantes de planejamento, operação e atendimento. Exemplo disso está na ampliação das equipes de operação e fiscalização da concessionária. A recente inauguração de uma loja de atendimento na Vila dos Cabanos também gerou novas vagas.

“Temos o compromisso de construir uma empresa que reflita a população que ela atende. A Águas de São Francisco é feita por pessoas, e acreditamos muito no potencial dos nossos colaboradores em transformar a cidade por meio do saneamento básico. Com a expansão dos nossos serviços, queremos que novas vozes alcancem posições de liderança, em um ambiente de trabalho cada vez mais plural”, destaca o diretor-presidente da Águas de São Francisco, Pedro Augusto Freitas.

Oportunidades

Periodicamente as oportunidades de emprego são divulgadas nos canais oficiais da Águas de São Francisco — LinkedIn, Facebook, Instagram — e no site www.gupy.io. Os colaboradores têm acesso a cursos de capacitação e interação com outras unidades da Aegea, grupo líder em saneamento no Brasil, presente em mais de 760 municípios.

Neste momento, duas vagas de emprego estão disponíveis na unidade da concessionária, uma para o cargo de Operador de Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma vaga para Fiscal. Ambas aplicações ficarão abertas até o dia 6 de maio.

“Além da contratação, nos preocupamos em desenvolver esses colaboradores para que eles possam crescer dentro do grupo Aegea. Isso é fundamental para que os serviços prestados sejam cada vez mais aprimorados. O trabalho de todos contribui com um bem maior, que é o futuro da cidade”, destaca a coordenadora de Recursos Humanos da Águas de São Francisco, Isabel Vieira.

Trata Bem Barcarena

Desde 2024, Barcarena vem recebendo obras estruturantes de saneamento por meio do programa Trata Bem Barcarena, que tem como meta universalizar os serviços de água e esgoto no município até a realização da COP-30, em 2025. Ao todo, mais de 120 mil moradores serão beneficiados com os investimentos.

As ações incluem a implantação de mais de 100 quilômetros de novas redes de distribuição de água tratada, ampliação das Estações de Captação, construção de seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e a instalação de 260 quilômetros de tubulações para coleta de esgoto.

Com a execução das obras, o acesso à água potável deve atingir 99% da população de Barcarena, enquanto a cobertura de esgotamento sanitário chegará a 90%, ainda no segundo semestre deste ano.